Depois de muita luta e mobilização da Sociedade Civil de Niterói o CINE ICARAI vai ser reaberto em breve.
Desde 2004 que muitas Associações Civis de Niterói como o CCOB (Centro Comunitário da Orla da Baía), a Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE, o Movimento Cultural ARARIBÓIA ROCK e muitos outros atores sociais promoveram uma série de manifestações em Defesa da Reabertura do CINE ICARAI.
O CINE ICARAI:
A história começou em agosto de 1907, quando o Cinematógrapho Icarahy funcionava ao ar livre na praça Getúlio Vargas, no bairro de Icaraí, Niterói, RJ. O passo seguinte foi a transferência do "cinema" para uma casa em frente, no ano de 1916. O prédio atual, com capacidade para 811 espectadores, foi erguido na década de 1940 pela empresa Cinemas São Luiz Ltda. Hoje, o imóvel é um dos últimos em estilo art décona cidade e testemunha o desenvolvimento urbano do município. Como prova da afeição do povo pelo cinema, a lei 1.830 (04/06/01) promove o seu tombamento, bem como da já citada praça. Em 2005, com a crescente expansão das salas de cinema em shopping centers, o Icaraí, último cinema de rua de Niterói, fechou suas portas. Representantes do grupo Severiano Ribeiro, então proprietário do imóvel, decidiram encerrar as atividades alegando questões comerciais. O Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural sugeriu, então, a construção de mais salas, menores, no espaço do cinema. Mas o lobby da indústria imobiliária era mais forte. Com a articulação de dois vereadores da cidade, em agosto de 2006 foi promulgada a Lei 2381 que "destomba" parcialmente o Cine Icaraí, preservando apenas a fachada frontal e permitindo a construção, no local, de um edifício de 14 andares. Afinal, o cinema está localizado de frente para a Praia de Icaraí, ponto nobre da cidade...
A Compra do CINE ICARAI:
Foi assinado nesta terça-feira o convênio de colaboração entre a Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) com a finalidade de transferir o Cinema Icaraí para a universidade.
O local será a sede da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF e também da nova Companhia de Dança da Cidade de Niterói. Ainda ontem, foi divulgado o decreto de desapropriação do imóvel.
Queremos o CINE ICARAI como um Espaço Cultural para todos:
Nos da UMES RJ esperamos que as Obras do CINE ICARAI avançam e que o tradicional Cinema de Niterói seja ocupado com diversas Manifestações Culturais.
Pois o CINE ICARAI é um Patrimônio do Povo de Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário