quarta-feira, 18 de abril de 2012

                     Prostituição Infantil: uma violência contra a criança
                                     
A prostituição infantil trata-se da exploração sexual de uma criança a qual, por vários motivos, torna-se fragilizada. Segundo a UNICEF, cerca de 250 mil crianças estão prostituídas no Brasil.

      PEDOFILIA É CRIME - DENUNCIE JÁ
Um dos temas mais constrangedores ao Brasil, não apenas à própria sociedade brasileira, como no âmbito internacional, é a existência da chamada prostituição infantil. A despeito de todos os esforços do Estado no enfrentamento deste problema, há a permanência de uma realidade hostil para muitas crianças – principalmente meninas – nas regiões mais pobres do país: segundo a UNICEF, em dados de 2010, cerca de 250 mil crianças estão prostituídas no Brasil.
De forma geral, a prostituição infantil trata-se da exploração sexual de uma criança a qual, por vários fatores, como situação de pobreza ou falta de assistência social e psicológica, torna-se fragilizada. Dessa forma, tornam-se vítimas do aliciamento por adultos que abusam de menores, os quais ora buscam o sexo fácil e barato, ora tentam lucrar corrompendo os menores e conduzindo-os ao mercado da prostituição.
Os aspectos facilitadores desta condição na qual se vê destruída a infância desconsideram os direitos e a necessidade de proteção da criança. Para além das possíveis vulnerabilidades decorrentes da situação socioeconômica - se não a principal causa, certamente uma das mais importantes – estão outros aspectos como o próprio gênero da criança, fato que explicaria uma maior vulnerabilidade das meninas, tão expostas à violência contra a mulher até mesmo no ambiente familiar. Isso sugere que são aspectos importantes para a compreensão da violência contra a criança e outros para além daqueles ligados apenas às questões de pobreza. A questão de gênero estaria intrínseca a um modelo sociocultural que, por vezes, como no caso brasileiro, pode reproduzir uma naturalização da discriminação contra a mulher (fruto de valores machistas), vista como objeto destituído de valor, de consciência e liberdade.

                 UMES RJ na luta contra a Exploração Sexual Infanto Juvenil, a Pedofilia e a Violência contra a Criança e o Adolescente.


A UMES RJ (União Metropolitana dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro) vem atuando ativamente e firmemente na luta contra a Prostituição Infantil, contra a Pedofilia e contra a Exploração Sexual Infanto Juvenil.
É importante que cada vez mais a Sociedade Civil se mobilize na luta pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
A UMES RJ hoje em dia é uma das principais vozes na luta contra a Violência e a Exploração Sexual Infanto Juvenil.
Pois lutar pela Qualidade de Vida das Crianças do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro é lutar pelo futuro do nosso País.
Pois a Violência contra a Criança e o Adolescente seja sexual, fisica ou verbal é uma das maiores violências contra um Ser Humano pois uma criança é totalmente indefesa.

contato da UMES RJ:
te-mail: umes.riodejaneiro@gmail.com
Tel: 021 8333 2870

Nenhum comentário:

Postar um comentário